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4 Dicas de sucesso no comércio no Dia das Mães

Atualizado: Jul 7



O cheiro do café invadindo a cozinha, um bolo assado para o lanche da tarde, o cheiro úmido dos lençóis estendidos, o perfume das geleias espalhadas sobre o pão da merenda, os vapores da comida preferida da infância invadindo a casa, todas estas lembranças, que aromatizam a memória, fazem referências às figuras mais importantes da infância, quiçá, de toda a vida: as Mães!


Marque no seu calendário, se ainda não o fez, dia 9, no segundo domingo de maio, celebramos o Dia das Mães. Estamos falando das pessoas mais importantes na formação de cada indivíduo, elas são a expressão física do Amor Incondicional, Constante e Vitalício, de que falam todas as filosofias humanistas, teorias psicológicas e crenças religiosas.

Para o comércio, físico ou eletrônico, esta é uma grande oportunidade de ser criativo e atrair compradores para as suas lojas, entretanto fica uma questão: Como em tempos incertos de pandemia, investir certo para atrair a preferência do cliente? Daremos algumas dicas valiosas... Acompanhe-as abaixo:

1. AJUDE OS CLIENTE A SE LEMBRAREM DO DIA DAS MÃES

Às vezes, o ritmo acelerado da vida leva o melhor de nós. Não é que nos esquecemos da mãe, apenas perdemos a noção dos dias e, antes que se perceba, o dia das mães já chegou! Ajude os clientes enviando-lhes whatsapp ou mensagens gentis, com antecedência, para que não façam compras precipitadas, que geram a ansiedade, mantendo os cartões e flores de sempre.


COMO PROCEDER: Lembre os visitantes da sua loja que este grande dia se aproxima, faça isso com antecedência, deixe um display no caixa da sua loja física ou no checkout do seu e-commerce, para que, após cada compra, o seu cliente se sinta estimulado, já naquele ato de pagamento, a adicionar uma nova compra, o presente para o Dia das Mães. Tão importante quanto todos estes passos, independentemente de o cliente realizar ou não a compra do presente naquele momento, é borrifar a fragrância da loja nas embalagens, para que a lembrança desta experiência seja vívida e marcante. Este é um toque suave e simples, bastante eficaz para aumentar as conversões.

2. IMPULSIONE AS COMPRAS ENVIANDO LEMBRETES DE RECOMPRA

Muitos consumidores compram presentes para o Dia das Mães, tendo em mente aquilo que suas mães já gostam, portanto, é muito importante que os varejistas tenham como alvo os clientes que já compraram um presente de Dia das Mães deles no ano passado, uma vez que esses compradores são mais propensos a recomprar da sua loja novamente neste ano.


COMO PROCEDER: Envolva os clientes cadastrados e aumente as vendas do Dia das Mães criando uma campanha de whatsapp lembrando-os da preferência das suas mães, incentivando à recompra. É possível criar listas de clientes segmentadas por compras e datas (por exemplo, aniversários, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal). Em seguida, programe uma série de mensagens de whatsapp sugerindo presentes para esses clientes, que serão acionados a cada data importante.

3. SEGMENTE E IMPULSIONE OFERTAS DIRECIONADAS

Todo mundo adora um bom negócio! Incluir ofertas promocionais direcionadas para seus clientes na campanha de marketing do Dia das Mães deste ano é uma forma eficaz de impulsionar as vendas. Em seguida, prossiga com uma série de campanhas de contagem regressiva atraentes para promover sua oferta.


Uma maneira de aumentar as vendas usando a segmentação é criar kits de presentes bem projetados com base em perfis específicos. Perfis precisos permitem que você destaque os melhores presentes com base nas preferências e atividades do consumidor. Por exemplo, crie perfis com sugestões de presentes para mães que são atléticas, aventureiras ou que estão na moda. Crie um guia de presentes por perfil e mostre seus melhores produtos que se encaixam melhor a cada um.


COMO PROCEDER: Criar mensagens direcionadas aos públicos-alvo, com textos relevantes, definindo segmentos exclusivos de clientes e os tipos de oferta que atraem cada segmento. Dessa forma, pode-se facilmente obter o resultado desejado de cada um dos públicos.


4. FAÇA MAIS DO QUE VENDAS, CRIE EXPERIÊNCIAS

O cenário em constante mudança das tendências do varejo significa que as ofertas de presentes evoluíram para muito além dos cartões e flores, como os presentes ideais para o Dia das Mães. Afinal, todo mundo quer dar à mamãe algo que ela realmente aprecie, o que significa trazer um todo para elas, indo além do simples presente.


As pessoas saem cada vez menos às ruas, portanto, quando visitam a sua loja, devem ter uma experiência sensorial que possam transportar para as suas casas, sendo assim, capriche em promover a exploração sensorial do seu público, dê um foco na iluminação, sensibilize com boa música e harmonize com a aromatização de ambientes perfeita, utilizando a fragrância inesquecível, pela qual o cliente saberá que está na loja certa, para se ligar às emoções dos presentes que, em tempos normais, tanto agradaram à sua mãe.


COMO PROCEDER: Revenda aromatizadores com a fragrância da loja, permitindo que o cliente leve para casa a experiência daquele espaço, presenteie com amostras de aromatizador, os clientes mais generosos com as suas mães e aromatize todas as embalagens, para que a experiência esteja vívida na entrega do presente. Você pode até não levar as experiências de cores, luzes e sons, vivenciados na loja, mas não se esqueça que as lembranças permanecem mais fortemente nas memórias olfativas.


Não se esqueça, o Dia das Mães é a segunda maior data comemorativa do comércio brasileiro. Envie promoções aos seus clientes com antecedência e considere que poderá atingir um público muito mais amplo que o de presentes para este Dia das Mães, afinal, ao construir experiências, se criam muito mais que conexões que duram por apenas uma data, mas se iniciam relacionamentos duradouros entre as pessoas e a marca.

Seja inspirado por essa data e pense fora da caixa, com um pouco de imaginação, algumas ideias sólidas de harmonização de ambientes e embalagens, com certeza se desenvolverá uma experiência de vendas da qual qualquer mãe se orgulharia!


- por blog.contactpigeon.com

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