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4 dicas para manter suas vendas no azul


4 dicas para manter as vendas no azul
Veja dicas para manter as finanças do seu negócio em alta (Foto: divulgação)

Setembro foi o segundo mês consecutivo a representar baixa no número de vendas do setor varejista no Brasil, com queda de 1,3% em relação a agosto. O setor também terminou o trimestre no vermelho, com queda de 0,4%. Apesar de ainda acumular crescimento de 3,88% nos últimos 12 meses, os números começam a preocupar. Os dados são do IBGE, segundo publicou o site g1.com.

Essa volatilidade do setor, que vem oscilando mês a mês, começou em fevereiro de 2020, período que se iniciou a pandemia pela Covid-19 no país. A expectativa é que, com o avanço do Plano Nacional de Vacinação, o comércio varejista volte a apresentar índices de crescimento pré-pandemia já a partir do último trimestre de 2021.

E para ajudar você, vendedor do comércio varejista, a manter suas vendas no azul e a não corroborar estatísticas como essas, a Básico Aroma separou quatro dicas que vão ajudar a dar um “up” nas finanças do seu negócio. Confira;

Revise suas estratégias de marketing

Não se pode realizar uma venda sem agregar valor ao seu produto ou serviço. E é por isso que o marketing é fundamental na sua empresa, pois é ele o responsável por tornar seu produto cada vez mais desejado pelos clientes. Tendo, assim, a preferência deles na hora da compra.

Por isso, valorize, incentive e invista na sua equipe de marketing. São eles que pensam e colocam em prática novas ações de divulgação, fazem testes de aceitação dos seus produtos e coletam dados para otimizar cada vez mais suas campanhas.

Revise a precificação

Você já deve ter ouvido falar que “quem entra no mercado por preço, também sai por preço”. Há um certo sentido nessa expressão, apesar de não ser uma verdade absoluta. Ao pé da letra seu sentido está no fato de que seu produto não pode ser avaliado somente pelo valor financeiro atribuído a ele. É preciso algo a mais. É importante que ele tenha um valor sentimental agregado e que, por isso, se diferencie dos seus concorrentes.

Mas além disso, lembre das próximas datas sazonais que teremos (black friday, natal e reveillon). E que tal se você pensar na possibilidade de criar preços especiais e ofertas para esse período? Essa é uma ótima forma de dar aquela impulsionada nas vendas sem prejudicar o valor que já foi agregado àquilo que você comercializa.

Tenha uma equipe de vendas motivadas


A equipe comercial é, sem dúvidas, a parte mais importante - junto com o marketing - para o sucesso das vendas na sua empresa. Ter uma equipe motivada significa que seus funcionários irão trabalhar em busca de resultados cada vez mais satisfatórios. Por consequência, o faturamento aumenta e todos saem ganhando.

E para proporcionar essa motivação, a escolha acertada do plano de remuneração para vendedores é essencial. E pensando nas datas comemorativas mais próximas, como o Natal e o Reveillon, que tal se além do fixo e do comissionamento você implementar um concurso de vendas (que tem por objetivo estimular esforço adicional para objetivos de curto prazo?)

Esse é só um exemplo e existem muitas outras possibilidades para motivar a sua equipe comercial, como participação nos lucros, brindes por metas alcançadas, presentes de final de ano e ainda incentivos não monetários, como o “day off no aniversário”, etc.