Além do Marketing Olfativo: a importância de manter sua loja limpa e cheirosa

Atualizado: Abr 30


Todo empreendedor (a) adota uma série de cuidados para manter seu negócio funcionando a todo vapor. Equipe trabalhando de forma alinhada, comunicação clara e objetiva, tarefas cumpridas dentro do prazo estipulado etc. Mas para quem tem um ponto físico, os cuidados são ainda maiores. Dentre esses cuidados, a limpeza e o marketing olfativo, através de perfumes personalizados, são fundamentais para deixar a melhor impressão do estabelecimento para o cliente e também para otimizar o rendimento dos funcionários.


Limpeza e perfume: além do Marketing Olfativo
A limpeza e o perfume da loja são estratégias importantes para gerar bom empressão

Pensando nisso, a Básico Aroma irá te mostrar quais as principais vantagens em manter o local de trabalho sempre bem arrumado e organizado, além de muito cheiroso, é claro.



Segurança


Em primeiro lugar a segurança. E existem diversas formas de zelar pela integridade física de funcionários no ambiente de trabalho. O uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI e EPC) são exemplos de prevenção de acidentes, mas sozinhos não são suficientes. É necessário manter o local em níveis aceitáveis de limpeza, higiene e baixo risco de exposição ocupacional.


Fazendo isso, além de cuidar da saúde da equipe de trabalho e até mesmo de clientes, reduz-se os riscos de afastamentos por acidentes e sanções por descumprimento às leis trabalhistas.



Equipe mais produtiva


Ter uma equipe competente é bom, mas ter uma equipe competente e muito feliz é melhor ainda, não é mesmo? E existem diversas maneiras de deixar os seus funcionários ainda mais motivados (além de um salário justo, é claro).


Oferecer uma boa estrutura de trabalho, com setores arrumados, limpos e organizados, irá estimulá-los através de uma sensação de aconchego e proteção à saúde. Assim, será possível otimizar o trabalho, além de baixar as taxas de rotatividade e de retrabalho.


Em contrapartida, ao não oferecer um ambiente adequado, aumentam-se as chances de gerar insatisfação e baixa produtividade.



Gerar uma boa imagem


Imagine o seguinte caso hipotético: você recebe um cliente na sua loja/escritório/consultório e ele pede para conhecer seu setor de produção, suas áreas comuns aos funcionários ou algum outro ambiente interno. Você, para ganhar a confiança e credibilidade do cliente, permite o acesso. Chegando lá ele observa o que gostaria de observar mas acaba reparando também uma tremenda bagunça no seu local de trabalho. Ou, para piorar, um odor desagradável. Minimamente constrangedor, não é mesmo?


Para evitar uma situação parecida com essa, você deve estar sempre preparado. Ou melhor, preparar o seu local de trabalho de forma adequada, tanto para seus funcionários quanto para os clientes. Por isso, que tal caprichar na arrumação do seu local de trabalho e se destacar com perfumes personalizados para a sua marca ou serviço?



Marketing Olfativo para aumentar as vendas


Já falamos sobre alguns benefícios ao manter o local de trabalho limpo e cheiroso. Mas você sabe como usar perfumes para aumentar vendas na sua loja?


É através do Marketing Olfativo, estratégia que tem como principal objetivo transportar seus clientes para um novo universo sensorial e conceitual, gerando significados para sua marca. Além disso, é através do Marketing Olfativo que você conseguirá atingir o subconsciente do consumidor de forma que seja possível influenciar seu comportamento de compra. Essa técnica é utilizada por diversos varejistas e, mais recentemente, tem sido uma estratégia adotada também por donos de lojas virtuais.



Fonte: Analytics Brasil



160 visualizações0 comentário