top of page

Aromaterapia ajuda a combater problemas físicos, ansiedade e o estresse

Atualizado: 30 de abr. de 2021




Os aromas são grandes aliados de empreendedores para gerar produtos e serviços diferenciados e, assim, proporcionar boas experiências e memórias aos seus clientes. Mas o que talvez você não saiba é que além de serem importantes para alavancar vendas, os aromas também são utilizados no combate a doenças, já que despertam reações diferentes ao cérebro, estimulando respostas curativas. É através da Aromaterapia, um tipo de terapia complementar usada para curar ou amenizar problemas físicos e mentais. O processo conta com um conjunto de práticas terapêuticas que utiliza óleos essenciais como base. Mas antes de falarmos mais sobre a Aromaterapia, precisamos entender o que são as chamadas Doenças Psicossomáticas.


Doenças Psicossomáticas, também conhecidas como Transtorno de Somatização, são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam o funcionamento dos órgãos, ocasionando problemas físicos que podem afetar diferentes partes do corpo. Confira os principais sintomas de quem sofre com a doença:


  • Dores generalizadas;

  • Diarreia ou Constipação;

  • Tremores;

  • Manchas na pele;

  • Falta de ar.


A principal dificuldade no combate a essas doenças é o diagnóstico, já que os resultados de exames solicitados por médicos não apontam nenhuma doença que justifique os sintomas.


As Doenças Psicossomáticas estão relacionadas ao controle das emoções, sentimentos e ao modo de pensar. O desequilíbrio mental, ocasionado pelos pensamentos incontroláveis e pelas emoções negativas, sobrecarrega as funções orgânicas e prejudica o funcionamento do corpo. A explicação para essa relação pode ter diversas respostas, mas geralmente acontece por experiências ruins e traumas não superados. Essas emoções ruins geram estresse, que afeta a capacidade de coordenação cerebral, impedindo a liberação de substâncias que são necessárias para o bom funcionamento do organismo.



Brasileiros estão cada vez mais ansiosos e estressados, revela pesquisa


Os problemas causados por transtornos mentais, como a ansiedade e o estresse, afetam pessoas do mundo inteiro. No entanto, o número de brasileiros que sofrem com esses problemas está crescendo de maneira alarmante e já atinge 86% da população. É o que revela uma pesquisa feita pela plataforma online Vittude.


O levantamento aponta para dados ainda mais preocupantes: 37% dessas pessoas sofrem com estresse extremamente severo, 59% com depressão extremamente severa e outras 63% com ansiedade extremamente severa. O Brasil, inclusive, é o país com maior número de pessoas ansiosas no mundo, segundo informou a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Existem algumas formas de prevenir e tratar problemas decorrentes de transtornos mentais. Além de consultas com um profissional psicólogo, é possível buscar ajuda através de terapias, sejam elas convencionais (uso de métodos científicos) ou complementares (práticas não convencionais junto com a medicina convencional). Um exemplo de terapia complementar é a Aromaterapia, que pode trazer resultados satisfatórios para os pacientes.



Como a Aromaterapia age no combate aos transtornos mentais


Pesquisadores de uma universidade da Coreia do Sul, segundo noticiou o site Folha Vitória, perceberam a redução dos níveis de ansiedade e o aumento de qualidade no sono de pacientes que fizeram Aromaterapia. Os investigadores também afirmaram que essa técnica pode ser utilizada como “intervenção de enfermagem independente”.


Na prática, a terapia complementar através da Aromaterapia funciona a partir de estímulos olfativos e que, como resposta a esses estímulos, o cérebro emite alertas para o corpo reagir. Dessa forma, fragrâncias específicas podem ser utilizadas para provocar alguns comportamentos nos pacientes. Um exemplo é a inalação de Lavanda para provocar relaxamento, ou dependendo da concentração da essência, provocar até mesmo o sono.


Quando se proporciona um estado de relaxamento para os pacientes, os níveis de estresse caem e, junto com os níveis de estresse, as emoções negativas e os pensamentos incontroláveis também vão embora. Dessa forma, o cérebro consegue mandar as substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo, diminuindo as chances de doenças físicas que foram citadas no início da matéria.


Se você é um dos milhões de brasileiros que sofrem de algum transtorno mental ou mesmo quer prevenir o aparecimento desses males, que tal conseguir ajuda através da terapia complementar por Aromaterapia? Visite o nosso site e confira nossos produtos aromatizantes.




375 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page