top of page
  • Foto do escritor

Aromaterapia em crianças

A consulta a um aromaterapeuta especializado é indicada sempre, especialmente quando o tratamento for dirigido a crianças. Nesse caso, nem todos os óleos essenciais são recomendados e os cuidados com a diluição devem ser redobrados para os bem pequenos, com até três anos de idade. Lavanda, Tangerina, Camomila e Tea Tree são os mais indicados, ensina a especialista.


Esses óleos essenciais 100% puros usados para aromaterapia provêm de diferentes partes das plantas e preservam propriedades naturais responsáveis por suas características analgésicas, estimulantes, sedativas, antiviróticas, imunoestimulantes e expectorantes, entre outras. Eles atuam nos planos físico, mental e energético do ser humano e podem ser utilizados em massagens, banhos, vaporizadores, em forma de cremes, loções, sprays. Proporcionam equilíbrio e harmonia.



De origem vegetal, os óleos essenciais têm composição química e, por isso, devem ser considerados matéria-prima que requer conhecimento específico para indicação.


Óleos Essenciais: usos frequentes: físico e emocional


Camomila Romana: - para cólicas abdominais, dor de ouvido, dores musculares e juntas inflamadas, febre. Ótimo calmante, sedativo.


Eucalipto Globulus: resfriado, gripe, catarro, dor de garganta, cansaço mental, dor de cabeça, frieira. É estimulante, expectorante. Limpa o ambiente. Ideal para crianças tímidas. Uso em crianças tímidas. Uso em crianças a partir de 3 anos.


Laranja Doce: trabalha a alegria. É uma aroma agradável que pode ser usado em crianças para realçar a tranquilidade ( não aplicar na pele antes de se expor ao sol).


Lavanda: é o óleo essencial "coringa". Efeitos calmantes e antiestresse. Desintoxicante. Útil nas cicatrizações, queimaduras, reumatismo, frieira, eczemas, picadas de inseto, enxaqueca, insônia. Restaurador da energia. Equilibra e harmoniza.


Lavandin: Dores musculares. É mais suave que a Lavanda. Ideal para crianças que são mais sensíveis. Uma gota no travesseiro ou no lenço acalma e produz uma noite de sono tranquilo.


Lemongrass: aumenta a concentração. Devolve a energia. Tranquiliza crianças agitadas. Elimina o cansaço. Usar em aromatizadores, 2 gotas em água.


Ravensara: combate das infecções gripais. Aumenta a imunidade. É refrescante. Tem aroma suave, as crianças gostam mais que o do Eucalipto; excelente auxilio nos processos respiratórias.


Tangerina: assim como a laranja doce, a Tangerina é uma ótima indicação para ser usada nos banhos de bebês para acalmar e devolver a alegria natural da criança. Alguns hospitais da França usam Tangerina na sala de parto para recepcionar as crianças. É uma mensagem de boas vindas através do aroma.(Após o uso, não se expor ao sol).


Tea tree: Forte propriedade anti séptica. Aumenta a imunidade. Complemento nos tratamentos anti bactérias, vírus e fungos. É um dos óleos essenciais importantes que garantem a imunidade do organismo.


Óleos Vegetais: Para o preparo de um produto aromaterápico, devido à sua alta concentração, é necessário diluí-lo em outra base, e muitas vezes, o ideal é usar um óleo vegetal. Os mais comuns são: Amêndoa Doce - Prunus amygdalus var dulcis / Germe de trigo - Triticum vulgare / Semente de uva - Vitis vinifera.


Orientações básicas de como usar o seu óleo essencial em crianças.

Banho de banheira - até 2 gotas - para dissolver bem as gotas, misture-as a um pouco de leite antes de colocar na banheira.


Banho de chuveiro - 1 gota - na esponja, misturado com sabonete.


Cerâmicas porosas - até 4 gotas - Puro. Use no quarto, guardo-roupa etc.


Compressas - até 2 gotas - em uma xícara com água morna ou fria.


Difusor - 1gota/m2 - Use conforme as propriedades dos óleos.


Móveis, chão de madeira e pisos - até 10 gotas/5 L de água - escolha óleos que atendam às necessidades da criança e passe na casa, móveis do quarto etc.


Óleos de massagem (para o corpo) - 1 ou 2 gotas/30 ml de óleo vegetal 1 - agite bem antes de usar.

Com tratamento: com orientação de profissional qualificado - podem auxiliar tratamentos para o corpo e para a mente.


Spray ambiental - até 5 gotas/60ml de água destilada - evite vaporizar nos móveis. Ótimo para cuidar dos quartos.


Travesseiros - 1 gota - direto na fronha ou algodão. Não use nas áreas próxima dos olhos e nariz.


Nos casos de gravidez, hipertensão, epilepsia, problemas no coração e peles sensíveis, consulte sempre um profissional da área.


4.301 visualizações0 comentário
bottom of page