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Como criar uma identidade olfativa para sua marca?



A criação de uma identidade olfativa como estratégia de marketing pode aumentar o tempo de permanência do cliente na loja - aumentando também a probabilidade de compra. Além disso, melhora a experiência do consumidor com determinado produto ou serviço oferecido e cria um vínculo emocional. Essa ligação acontece de forma não deliberada no subconsciente das pessoas.


No entanto, muitas empresas ainda têm uma certa resistência sobre adotar ou não o marketing olfativo como uma das estratégias de branding da marca. Por isso, o conceito de "experiências mais completas e prazerosas" para o consumidor ainda não é fortemente difundido. Principalmente aqui no Brasil.


Um dos motivos que explica essa resistência para utilização de aromas como estratégia nas empresas é que pouco se fala e se sabe sobre o assunto. A maior parte dos estudos que mostram resultados positivos para quem faz uso da aromatização são de países estrangeiros. Estados Unidos e alguns outros da Europa e da Ásia, como França, China e Japão, respectivamente, são alguns exemplos.


Por isso, empresas de maior porte, com presença estabelecida em outros países do mundo, são as que mais fazem uso do marketing olfativo como estratégia para aumentar vendas e gerar valor para a marca. Como exemplos podemos citar as brasileiras Renner, Havaianas, Outer etc.



Identidade olfativa para marcas menores e outros segmentos


Apesar da maior utilização do marketing olfativo por empresas já consolidadas, o número de micro e pequenos empreendedores que estão investindo na criação da sua identidade olfativa está aumentando cada vez mais. O que vem motivando os novos empreendedores é a busca pelo diferencial e a vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.


Setor de hotelarias e varejistas com ponto físico, como vestuário, joias e semi - joias e calçados já são maioria na busca pelo desenvolvimento de um aroma exclusivo. Mas, nos últimos anos, vendedores que atuam no e-commerce também estão investindo em aromatização.


Diferente do que muitas pessoas podem pensar, o desenvolvimento de uma identidade olfativa é mais simples do que pode parecer. Na Básico Aroma todo o processo é feito com um rigoroso controle de qualidade e acompanhamento de perto pelos perfumistas.


Confira o passo a passo para o desenvolvimento de identidade olfativa aqui na Básico Aroma.


1 - Briefing


O primeiro passo para o desenvolvimento da identidade olfativa é o preenchimento do briefing pelos donos e/ou sócios da marca. Nesse relatório é preciso informar características da marca, como atuação no mercado, linguagem, posicionamento etc.



2 - Desenvolvimento de amostras


Com base no briefing, nossa equipe de perfumistas trabalha no desenvolvimento de cinco aromas que mais se associem com as informações e preferências compartilhadas. Depois, eles são enviados ao cliente, que vai dar o seu feedback sobre a fragrância que mais gostou. Se for necessário, nossa equipe faz os ajustes até que o produto fique do agrado do cliente.



3 - Criação de rótulos


Caso o seu desenvolvimento seja acompanhado de criação de rótulos personalizados, nosso setor de criação visual entra em ação. A partir de informações de logo e identidade visual da marca, nós criamos um rótulo para o frasco e produto escolhido.



4 - Finalização e envio


Depois que tudo estiver testado e finalizado, nossa equipe trabalha no desenvolvimento da quantidade solicitada pelo cliente. Se o pedido for para produtos personalizados, já saem devidamente etiquetados e embalados, prontos para utilização ou revenda. O prazo de entregas varia de acordo com a região onde se encontra o destinatário.


Todos os produtos da Básico Aroma são notificados pela ANVISA, para que o cliente não precise se preocupar com isso. Além disso, o processo de desenvolvimento de amostras é totalmente gratuito.


Quer saber mais sobre marketing olfativo e identidade olfativa? É só nos mandar uma mensagem, Você pode receber uma consultoria gratuita com um de nossos consultores gratuitos. É só clicar aqui.


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