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Comportamento de compra: saiba como o marketing olfativo pode fidelizar clientes

Você sabe por que as pessoas compram? Essa parece ser uma pergunta fácil e provavelmente uma a cada cinco pessoas diriam que “se compra algo pelas funcionalidades que o produto ou serviço oferece, ou seja, pelos seus benefícios”. Mas não é só esse o motivo. No texto de hoje você saber mais sobre esse assunto e entender a relação do comportamento de compra com os benefícios do marketing olfativo.


Fatores cognitivos e afetivos mostram que hoje em dia muito se consome pelo prazer emocional, que é o bem-estar proporcionado pelos sentidos ou pela imaginação. É por isso que, no contexto da “Era da Informação” e da alta concorrência, preço e qualidade não são mais suficientes, embora sejam fundamentais para alcançar vendas e fidelizar clientes.


Vender se tornou uma arte e só é considerado artista quem consegue agregar valor e sentido àquilo que está sendo comercializado, já que no final, as pessoas compram porque buscam novas experiências e voltam a comprar porque avaliaram como positivas essas experiências.


Frustrar o cliente pode ser um pecado capital para o seu negócio


Como característica da nossa sociedade de consumo, as pessoas compram além do que é básico e vital. E diversos fatores podem explicar esse comportamento, entre eles o desejo de se sentirem felizes e satisfeitas com o produto ou serviço adquirido.


Mas quando a experiência com uma compra não é positiva, pode haver um impacto negativo para o seu negócio, já que a frustração tende a causar uma certa repulsa com a marca, principalmente se a decepção for recorrente.


Por isso é importante pensar em todos os benefícios que você oferece para seus clientes. Procure ir além do preço. Invista em uma experiência positiva e que possa gerar valor para sua marca.


O marketing olfativo pode te ajudar


Os cinco sentidos humanos têm a capacidade de promover sensações e proporcionar uma viagem a um universo repleto de sensações e experiências agradáveis, é o que conhecemos por marketing sensorial.


Uma forma de proporcionar experiências ao seu consumidor é fazendo uso de aromas, uma técnica do Marketing Olfativo que tem como principal objetivo transportar seus clientes para um novo universo sensorial e conceitual, gerando significados para a sua marca. Além disso, através do Marketing Olfativo é possível atingir o subconsciente dos consumidores de forma que seja possível influenciar o seu comportamento de compra. Para Paul Woolmington, CEO da Canvas Wordlwide, agência de mídia e serviços de marketing, o meio digital não atende às necessidades emocionais do consumidor, apenas as racionais. E nós, enquanto seres humanos, precisamos encontrar sentidos emocionais nas coisas, inclusive em compras de produtos e serviços.


Assim, o cliente associa o seu produto ou serviço a essa experiência, gerando valor e reconhecimento à sua marca. O que também gera fidelização e indicação para outras pessoas, o chamada marketing boca a boca.


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