Diferencial competitivo: como se destacar no mercado?

Você sabia que o marketing olfativo pode ser um grande diferencial competitivo? Entenda o que é um diferencial e veja outros exemplos nesse artigo da Básico Aroma.




Diferencial competitivo​ é o motivo que faz com que clientes sempre prefiram comprar com você, ou seja, as vantagens e os benefícios que um negócio pode oferecer ao seu público e que o concorrente ainda não conseguiu implementar, gerando mais valor para sua marca. Esse valor só é adquirido a partir do momento que o mercado sente essas vantagens, portanto, é necessário que ocorra uma divulgação de forma única, criando planos específicos de comunicação, afinal, se o público desconhece seus diferenciais competitivos, suas vendas não aumentam.

Se você não consegue enxergar se sua empresa tem um diferencial competitivo​ objetivo, é necessário pensar no que seu negócio faz de diferente em relação aos concorrentes e que tem um peso muito grande para os clientes. É comum pensarmos que um preço mais baixo, um atendimento mais qualificado e entregas mais rápidas são considerados diferenciais, mas não são exatamente. Um preço menor significa que você trabalha com uma margem menor do que os concorrentes, portanto, daqui uns dias ele pode estar oferecendo o mesmo preço que você. Um atendimento mais qualificado pode significar que você tem uma empresa menor, portanto é mais fácil gerar um atendimento de qualidade, mas se o seu volume de vendas aumenta, nem sempre isso se torna possível. Atender rapidamente significa que você tem produtos para pronta entrega, portanto, isso é o que fará com que você cresça e não o que te diferencia.

É o que ocorre por trás dessas vantagens que geram o diferencial competitivo​ do seu negócio, como um método, uma tecnologia ou uma padronização que foi criada unicamente para você. Para que esse conceito fique mais claro para você e para o seu negócio, a Básico Aroma irá abordar algumas características e exemplos de diferenciais competitivos que podem ser implementados no seu negócio. Veja, a seguir.


Por que o diferencial competitivo é importante?


Empresas que possuem diferenciais aumentam o market share e adquirem prestígio no mercado. Se todas as empresas tivessem as mesmas características, a mesma qualidade, o mesmo preço, não teria porquê escolher uma ao invés da outra. Adquirindo diferenciais, as empresas conseguem conquistar clientes e se destacar nas vendas, aumentando os lucros e se estabilizando no setor.




Conheça as características de um diferencial competitivo.


Modelo único

A primeira coisa que você deve pensar ao criar um diferencial competitivo​ é que ele seja algo único. Se você adquire uma fragrância para sua loja, por exemplo, seu intuito é fazer com que o seu cliente lembre-se do ambiente assim que sentir aquele cheiro, pela memória olfativa. Se uma outra loja tem o mesmo cheiro que a sua, isso deixa de ser um diferencial. Investir em modelos únicos é um grande passo frente à concorrência.


Difícil de ser copiado

A partir do momento que a empresa consegue adquirir o diferencial competitivo​, esse diferencial só é mantido se não for possível que ele seja copiado. Voltando ao exemplo da fragrância, se ela não for adquirida de forma personalizada, investindo em uma empresa com perfumista que cria algo diretamente para você, ela pode ser facilmente imitada pelos concorrentes e a vantagem irá se perder.


Consistente no mercado

Para que seu diferencial competitivo​ seja mantido, ele deve conseguir se estabilizar no mercado. Um diferencial que não consegue se sustentar ao longo do tempo e que pode ser facilmente copiado, é uma vantagem temporária e não competitiva. Uma vantagem que seja competitiva é aquela que ajuda a empresa a manter seus lucros e o crescimento de forma segura.


Múltiplas aplicações

O diferencial deve ser aplicado em diferentes situações e produtos. Com isso, não é preciso criar uma vantagem para cada produto da empresa. Por exemplo, uma loja de roupa pode investir em um mesmo aroma para ser posto em sua loja e em seus produtos, quando são vendidos ao consumidor. Isso se tornará um cheiro característico da marca e fará com que o público sempre se lembre dela.



Como estabelecer um diferencial?


Conheça seu negócio

Um empreendedor ou gestor necessita saber exatamente com qual problema do consumidor ele está lidando para saber em que investir. Pergunte-se quem é afetado pelo problema, qual o tamanho do mercado em que você está inserido, quais soluções seus concorrentes já oferecem e, principalmente, como você pode oferecer a melhor solução do setor.


Encontre barreiras de saída

Barreiras de saída são diferenciais em que o cliente cria uma dependência tão grande do produto ou do serviço que trocar de fornecedor se torna muito complexo. Um exemplo disso são lojas de roupas famosas. O cliente é tão acostumado com o tipo de tecido e a qualidade do produto que, se fosse necessário fazer adaptações, isso certamente seria sentido no mercado e poderia fazer com que a loja perdesse sua vantagem competitiva.


Crie diferenciais intangíveis

Os diferenciais intangíveis são os mais difíceis de serem construídos, mas também os mais difíceis de serem superados pela concorrência. Pode ser um cheiro, uma experiência, um sentimento. Por exemplo: se você vende um produto para cabelo, mas faz do seu diferencial a auto estima proporcionada aos clientes, isso é um exemplo de diferencial intangível.



Exemplos de diferencial competitivo.


Facilidade de compra

Conveniência costuma ser um fator decisório para o consumidor. A necessidade de atravessar a cidade em busca de um produto não é muito satisfatória. Por isso, um grande diferencial competitivo​ é ampliar a rede de distribuição e oferecer seus produtos ou serviços online, facilitando a compra, já que nos dias atuais tudo é resolvido com o poder de um clique.


Confiança

Pessoas costumam estabelecer relações de confiança com suas marcas prediletas. Por isso, quando existe um histórico bom, é fato de que o cliente voltará para fazer uma nova aquisição. É muito importante ter uma boa relação com seus clientes, seja em um ambiente físico ou online, para evitar que ele seja atraído pela concorrência.


Garantia

Quando os clientes percebem que algo não está funcionando corretamente, vão em busca de apoio da marca. Esse é um momento extremamente desagradável e o ideal é que você apresente uma garantia. Além disso, você deve encontrar maneiras de fazer com que esse processo não seja dispendioso para o consumidor e, principalmente, que o problema seja resolvido. Isso faz com que o cliente continue satisfeito com a marca e com o atendimento.


Inovação

Possuir a inovação entre os valores da empresa também pode ser considerado um diferencial competitivo​. Para que ela se torne uma cultura organizacional, é necessário que seus funcionários sejam treinados e que as ideias inovadoras sejam aceitas facilmente dentro da instituição.



Marketing Olfativo

O marketing olfativo é a associação de um determinado aroma com os valores que a empresa ou o produto pretendem transmitir. Utilizando um aroma específico, o cliente irá relacionar um conceito, uma ideia, uma sensação ou até mesmo um momento ao negócio. Literalmente consiste em criar uma memória olfativa e gerar um impacto utilizando o sentido do olfato.

Um estudo feito por uma das universidades de NY comprovou que o corpo humano tem a capacidade de lembrar de mais de 35% das coisas que cheira, mais de 5% do que vê e 2% do que houve. Ou seja, nossa memória consegue lembrar de 10.000 cheiros, mas só consegue reconhecer 200 cores.

Outro estudo também comprovou que o marketing olfativo pode ser utilizado em ambientes de trabalho e centros educativos para melhorar o rendimento dos funcionários. Foi comprovado que aromatizar um ambiente reduz 20% dos erros entre os colaboradores e melhora em 15% a produtividade. Saiba mais sobre o assunto no nosso artigo completo sobre marketing olfativo.


Gostou do nosso artigo sobre diferencial competitivo​? Se você deseja investir no marketing olfativo e despertar sentidos com deliciosos aromas, conte com a Básico Aroma. Desenvolvemos aromas exclusivos e personalizados de acordo com a sua marca e os seus objetivos, com a ajuda de uma equipe de perfumistas e mais de 120 aromas que podem auxiliar no processo de criação. Se você deseja identificar, fortalecer e fixar sua marca por meio dos sentidos, entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos produtos.


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