top of page
  • Foto do escritor

Marketing Olfativo

Nesse artigo, a Básico Aroma te apresenta o marketing olfativo e suas características e te mostra como utilizar essa estratégia no seu negócio.

Em um mundo saturado por campanhas publicitárias, despertar a atenção do consumidor é um desafio difícil de ser alcançado, mas não impossível. Graças à evolução constante da tecnologia e à busca incessante por diferenciais competitivos, é possível que cheiros que são característicos ao nosso dia a dia, como pão saindo do forno e café coado na hora sejam reproduzidos de forma artificial, tornando-se um instrumento do marketing olfativo.

Essa ferramenta nada mais é do que aromatizar ambientes de forma que desperte a atração e o interesse dos consumidores por meio do olfato, lidando eficientemente com o universo mais profundo da mente humana.

Já foi comprovado cientificamente que os aromas geram respostas emocionais aos seres humanos. Eles têm a capacidade de estimular células nervosas e atingir o sistema límbico. Com isso, o sistema nervoso libera relaxantes e estimulantes naturais, que são capazes de influenciar e modificar o comportamento humano.

O marketing olfativo é eficiente porque, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Rockfeller (NY), o nosso corpo possui a capacidade de lembrar de 35% dos odores que sente, enquanto só se recorda de 5% de tudo que vê e de 2% de tudo que ouve. Outro diferencial, comprovado pelo livro “Construa poderosas marcas através do toque, cheiro, visão e som”, é que 75% das emoções que sentimos ao longo de um dia são geradas pelo cheiro que sentimos e não pelo que vemos. Portanto, não existe nada mais eficiente que a memória olfativa.

Para saber mais sobre como utilizar o marketing olfativo em sua empresa, acompanhe este artigo que a Básico Aroma preparou para você, a seguir.


Como o marketing olfativo se iniciou?

Os primeiros da história a fazer do aroma uma estratégia foram os americanos. Cheiros específicos eram utilizados para manter apostadores pelo maior tempo possível nas mesas de jogos dos cassinos de Las Vegas, na década de 70. Posteriormente, Chineses e Japoneses também investiram no marketing olfativo em diferentes tipos de ambientes e, hoje em dia, até o metrô de Paris tem um cheiro próprio. Esse conceito é relativamente novo no Brasil, e foi iniciado nos meados dos anos 90, quando supermercados desejavam despertar a atração dos consumidores para áreas pouco visitadas ou para um novo produto. Depois o marketing olfativo começou a ser implementado em feiras, exposições e, há não mais que cinco anos houve um crescimento significativo dessa demanda para o varejo e para produtores de eventos artísticos, como o Rock In Rio.


Como escolher o aroma ideal?


Escolher um aroma próprio para o seu negócio e, principalmente, que cause um interesse e uma sensação agradável no seu público-alvo não é uma tarefa fácil e pode demorar, até mesmo, anos para ser elaborada, se você não tiver o auxílio de uma empresa especializada. Esse aroma deve ser personalizado e único e seu papel só pode ser considerado cumprido se ele remete à lembrança de uma marca ou um local.

Para conseguir resultados concretos, o ideal é fazer uma análise do público, identificando faixa etária, origem, hábitos e unindo esses relatórios com o conceito da marca e dos produtos por ela oferecidos.

A pesquisa do marketing olfativo é um trabalho que necessita de muito cuidado, porque qualquer ligação com algo negativo, por mais remota que seja, pode provocar repulsa no consumidor e destruir todo um trabalho de criação e posicionamento da marca. Outra dica importante é lembrar-se de que é necessário lançar uma dose ideal do aroma no ambiente. Uma boa escolha é optar pela aromatização automática (linkar nova página), evitando que o cheiro fique imperceptível ou em excesso. O ponto ideal é quando o cheiro não gruda na pele, na roupa ou no cabelo das pessoas.


Tipos de estratégia olfativa


Ambientação

O marketing olfativo também pode ser utilizado para agregar valor na experiência de compra, assim como expressar características de um produto e envolver o cliente de uma forma emocional. Na ambientação, o aroma serve para controlar odores em algumas áreas da loja, como expositores e até ao redor de produtos. A ideia é que o cliente se sinta inserido na história daquele ambiente, planejado para fortalecer a memória olfativa e impregnar sensações.


Funcional

Negócios do ramo alimentício, como padarias e pizzarias, por si só, já possuem um cheiro característico e isso faz com que as vendas cresçam. Portanto, o marketing olfativo que deve ser utilizado nesse tipo de negócio é a inserção de um aroma que reforce os cheiros naturais do ambiente, mas é preciso ter muito cuidado para que as os aromas não se misturem e acabem trazendo uma percepção ruim ao ambiente.


Caracterização

Marcas com características claras e posicionamento bem construído também podem - e devem utilizar o marketing olfativo para se comunicar com o público. Na caracterização, o aroma é utilizado no interior da loja, em áreas estratégias para atrair os clientes. Esse tipo de estratégia é tão forte e característica, que algumas pessoas, além de reconhecer a loja apenas pelo cheiro, chegam a comprar o perfume utilizado na aromatização para utilizarem em ambientes domésticos e corporativos.


Invista em identidade olfativa


A Básico Aroma desenvolve aromas exclusivos e personalizados, elaborados de acordo com o conceito e a proposta da sua marca. Para que isso seja possível, contamos com uma equipe de perfumistas e mais de 150 opções de aromas. Utilizando os produtos personalizados da Básico Aroma, você consegue proporcionar:

  • sensação de bem-estar e elevação de confiança;

  • recordação de momentos e sensações;

  • indicação da marca ao ambiente;

  • identificação, fortalecimento e fixação da marca e dos produtos;

  • atração e fidelização da clientela;

  • estímulo de vendas, por meio de uma experiência de compra agradável;

  • aumento da concentração e do rendimento dos colaboradores, além do aumento da criatividade.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e encontre a maneira correta de inspirar e harmonizar seu público através dos sentidos.

979 visualizações0 comentário
bottom of page