Marketing Olfativo, entenda a aplique em sua estratégia de marketing.

Atualizado: 9 de Mai de 2018

O Marketing Sensorial é um segmento voltado para promover experiências sensoriais para os consumidores e, assim, fazer com que o consumidor se conecte emocionalmente à marca. Um dos principais objetivos das campanhas de publicidade e ações de marketing é instigar as emoções dos consumidores por meio de mensagens criativas publicadas nos mais diversos meios de comunicação. Para alcançar o consumidor e aumentar ainda mais as vendas, há um novo ramo do marketing que tem trabalhado também os sentidos: o Marketing Sensorial.


O que é marketing Sensorial ou Marketing Olfativo?

O Marketing Sensorial é um segmento voltado para promover experiências sensoriais nos consumidores e, assim, fazer com que ele se conecte emocionalmente à marca. Por meio das experiências sensoriais, o intuito é fazer da marca uma lembrança agradável e feliz para o consumidor. Enquanto o marketing tradicional trabalha em difundir as funcionalidades e vantagens dos produtos e serviços, o marketing sensorial trabalha com a difusão da compra. Confira alguns exemplos de como isso acontece.


Exemplos de ações de Marketing Sensorial


• Nutty Bavarian

Famosas por suas nuts glaceadas, a Nutty Bavarian foi criada em 1989 por John Mauter, que se encantou com o sabor dessas delícias em uma de suas viagens para Bavária, na Alemanha. Ele gostou tanto do petisco que resolveu fazer da sua paixão pelas nuts glaceadas um negócio, criando a Nutty Bavarian. No Brasil, o primeiro quiosque da Nutty Bavarian chegou em Campos do Jordão, em 1996.

E como a Nutty Bavarian utiliza o marketing sensorial? Pelo olfato. Em uma pesquisa pela própria empresa com 300 consumidores, foi identificado que 66,77% dos clientes se sentiram motivados a comprar o produto após sentir o cheiro dele. Detalhe importante: para proporcionar uma experiência sensorial aos clientes, a Nutty Bavarian não utiliza essências ou aromas especiais: o cheiro é das castanhas que acabaram de sair do forno.



• Lacoste

Fundada por René Lacoste em 1933, a Lacoste possui mais de 2500 pontos de vendas espalhados no Brasil e no exterior. Pensando em ampliar a experiência sensorial de seus consumidores, a Lacoste fez da audição uma aliada neste processo. Por meio da criação de uma trilha sonora harmônica com a história da marca e com sua identidade, a Lacoste criou um ambiente possível de ser sentido por quem vai em uma de suas lojas. O resultado? Uma experiência sensorial completa, pois o cliente sente o que é a Lacoste e isso reflete positivamente nos índices de venda.



Apple

Considerada uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple usa os sentidos para vender os seus produtos de diversas maneiras. O olfato, por exemplo, é um dos sentidos mais utilizados: pensando em atender os consumidores que possuem deficiência visual, os produtos da Apple possuem aromas específicos para que possam ser identificados com mais facilidade. Além disso, o GPS disponível no Apple Watch é tátil. Através de vibrações intensas, ele indica ao seu usuário qual o melhor caminho seguir.



E você, acredita que pode usar os sentidos para alavancar as vendas da sua empresa? Use o espaço abaixo para nos contar sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te auxiliou de forma positiva, compartilhe-o em suas redes sociais.

Fonte: Portal IBC

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