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O uso do Marketing para Promover Novas Experiências.

Empresas reconhecem a importância da experiência do cliente


Ter somente bons produtos na vitrine não é mais suficiente para alavancar vendas e trazer novos clientes para buscar a identificação do público. Cada vez mais, grifes apostam em ações de marketing que exploram os sentidos dos consumidores em seus pontos-de-venda e que podem se estender, levando para residência dos consumidores a experiência da marca. Novidades para atrair a visão e outras que aguçam o olfato e a audição dos consumidores são essenciais nesse processo. Para isso, empresas investem forte em iniciativas de music branding, marketing olfativo, manequins personalizados e até softwares com ações inusitadas.


Cada situação e de extrema importância para construção da estratégia montada e chamar a atenção de novos consumidores. O marketing olfativo começou a ser explorado por redes de vestuário, diversificando novas propostas de consumo. A ideia é sair do comum, desenvolver um estilo de compra está consolidando a maneira diferenciada de tratamento que o cliente encontra nas lojas que estão aderindo à essas novas técnicas de marketing. Hoje esses planos avançam em outros setores, há hotéis que têm sua própria fragrância, sendo assim, a memória olfativa se torna muito forte e conseguir comunicar a marca com um cheiro é mais uma ferramenta para vender.


Os pesquisadores Yeon-Kyu Kim e Shigeki Watanuki, da Universidade de Kyushu, no Japão, realizaram um experimento onde voluntários foram expostos a diferentes odores positivos e negativos e tiveram sua atividade cerebral analisada por um eletroencefalograma (EEG). Os resultados do estudo revelaram que odores positivos são responsáveis por uma maior ativação do lobo frontal esquerdo, uma atividade cerebral associada ao comportamento de aproximação. Ou seja, os consumidores se sentem atraídos por aromas agradáveis.

Trabalhar a memória através dos aromas e o objetivo dessas empresas, que traduz a identidade e cria um universo de significados entre a comunicação da marca com o consumidor em potencial. “contribuímos na construção de um relacionamento emocional entre eles” explica Renata Silva, sócia e fundadora da Básico Aroma, empresa especializada em marketing olfativo.


O uso do aromatizador em lojas, hotéis, shoppings, eventos e outros, intensificou a maneira de convivência nesses ambientes, a experiência sensorial aproxima cada vez mais o público e se torna importante para empresas pensarem em novas estratégias de marketing, aperfeiçoando a experiência do cliente no ponto de venda. Instigar a presença de novas tecnologias usando o olfato como ferramenta e mais um fator de atração de novos consumidores.


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