Como seu produto é percebida pelo consumidor?
Uma das técnicas comportamentais mais sensíveis e simples para acessar o inconsciente do consumidor é o Teste Implícito de Priming, também conhecido como TIP. E antes de começarmos entenda como funciona!
O TIP é realizado em um formato de jogo bastante dinâmico, ativando conceitos na mente do consumidor através de estímulos, que podem ser palavras, logos, imagens e até experiências sensoriais. Em paralelo a isso, são escolhidos atributos que podem ser associados ao produto/marca testada. Dessa maneira o teste é capaz de medir a força de associação entre uma marca/produto e os conceitos que esses estímulos trazem (através dos atributos escolhidos), tudo isso através do tempo de reação dos consumidores.
Muitas marcas e empresas passam por situações de reposicionamento de conceito, ou uma repaginação de suas embalagens, e esse processo costuma envolver um alto investimento e uma boa dose de risco. É justamente na avaliação dos prós e contras desse alto investimento que entra a importância do TIP!
Lembrando: o TIP é um teste que mede o tempo de reação do consumidor, de maneira que se o estímulo testado (embalagem) estiver associado ao atributo apresentado no teste (atributo relacionado a embalagem, exemplo: “prático”), o consumidor conseguirá identifica-lo mais rápido, apresentando menor tempo de reação.
A embalagem representa o primeiro contato do cliente com a marca. Por isso, investir em um design moderno e inovador é uma tática eficaz de marketing e traz grandes benefícios para a empresa. A seguir, vamos falar quais são as principais vantagens da embalagem personalizada e como sua marca pode acertar na customização. Ficou interessado? Então continue lendo!
Apostar em um recipiente customizado pode aumentar a visibilidade da marca e, ainda, conquistar a lealdade de consumidores. Abaixo, explicamos como o frasco personalizado traz esses benefícios. Confira!
Fortalecimento da marca
Uma embalagem marcante ajuda o cliente a fixar o nome da marca. Isso porque o estímulo visual ajuda na lembrança, o que facilita que o consumidor procure novamente pelo produto na prateleira ou mesmo realize uma busca na internet para conhecer melhor os atributos da mercadoria e do fabricante. Isso ajuda no fortalecimento da marca, o produto se torna mais conhecido do público-alvo.
Compra por impulso
A embalagem é um dos principais elementos responsáveis pelas compras por impulso. Um pacote bem elaborado instiga emoções como a curiosidade e o deslumbre. Além disso, uma embalagem com um bom acabamento, feita com um material resistente e com um design diferenciado, também traz mais confiança para o consumidor experimentar um produto pela primeira vez.
Fidelização de clientes
Uma embalagem bem produzida oferece uma experiência positiva para o consumidor. Isso faz com que o cliente retorne e adquira o produto, já que ele é aguçado pelas lembranças influenciada pela marca.
Investimento no design
Customizar as embalagens da sua marca com um design único, esquema cromático visualmente moderno e chamativo com formas e dobraduras diferentes são algumas formas de atrair os olhares dos clientes em potencial para o seu produto. Por isso, investir no design da embalagem do produto é essencial para garantir um bom retorno com a estratégia.
Aposte em soluções sustentáveis
Os recipientes sustentáveis são excelentes alternativas de personalização para marcas. O fato de não impactarem negativamente o meio ambiente traz ao consumidor uma impressão positiva, o que pode ajudar a impulsionar vendas.
Fonte: Forebrain