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Qual a vantagem de dar brindes corporativos?



Porque devo dar brindes para meus clientes?

Segundo Paulo Prado, professor, consultor empresarial e doutor em marketing, os brindes podem ter várias funções dentro da estratégia promocional de uma empresa, que são: 

Lembrança da marca – Quando os brindes acompanham as pessoas em vários momentos da sua vida profissional. Serve para fidelizar e ajuda a manter o reconhecimento da marca perante seu público-alvo. Por exemplo: uma agenda, uma caneta ou um chaveiro. 

Agradecimento – Quando os brindes sugerem agradecimento por um bom ano de relacionamentos. 

Abertura de negócios – Quando os brindes pretendem facilitar o contato inicial com um cliente ou então manter o relacionamento enquanto se está em negociação. 

Reconhecimento – Quando os brindes é uma forma de reconhecimento da importância do cliente para a empresa. 

E a composição dos brindes dados pela empresa pode ser diferente para cada uma das funções acima, levando-se em consideração: o público-alvo, o posicionamento da marca e os resultados esperados da ação. 

O primeiro ponto, de acordo com Paulo Prado, é saber exatamente quais objetivos deverão ser alcançados com a distribuição de brindes, por exemplo: uma empresa que resolve dar canetas precisa se perguntar no que isso vai reforçar a marca ou reconhecer o cliente como importante.

“O que não dá para fazer é ter um pacote de canetas e distribuí-las para toda e qualquer pessoa que cruzar a frente do vendedor, como, aliás, acontece em muitos casos. A entrega deve ser seletiva e com critérios bem definidos”.

Os brindes dado com a intenção de fidelizar é diferente daquele para conquistar novos consumidores. Se o consumidor já é cliente antigo, não é necessário dar um presente que seja usado no dia a dia. Agora, se você pretende atingir um novo cliente, o mais importante é ter sempre um fôlder explicativo anexado ao brinde ou alguma coisa que convença e atraia o consumidor. Depois que o atraiu, você o fideliza.

Fim de ano de que clientes gostam de brindes, não há dúvidas. Um brinde é sempre um objeto de desejo. Escolhendo corretamente mais que decidir comprar brindes, é preciso escolher o presente certo para o cliente. 

Os brindes devem estar ligados à cultura da organização. É preciso pensar no que vai ser mais útil para o cliente e qual é a mensagem que a empresa quer passar. 

É preciso ter qualidade – Nunca dê produtos de má qualidade, pois a imagem da sua empresa vai estar fixada em algo ruim. Senão, imediatamente os brindes vão ser jogados fora e vão falar mal de você. Procurar atrelar a imagem da sua empresa aos brindes é fator primordial.

Mais que uma maneira elegante de conquistar clientes, os brindes fazem parte da estratégia de comunicação da empresa, já que fortalece a marca na mente e, muitas vezes, no coração dos consumidores. Quem conviveu com crianças ou pré-adolescentes na década de 90 podem confirmar a paixão que elas tinham pelo “tazo-mania”, um brinquedinho de plástico colecionável que vinha dentro dos salgadinhos da Elma Chips. Com certeza, o custo desses presentinhos não era tão alto para a empresa, mas em comparação, a impressão que causou para os pequenos consumidores foi imensa. Como medir o resultado? Para Paulo Prado, o resultado da operação não é simples de ser medido porque, em grande parte das vezes, a empresa não registra a distribuição dos brindes (qual foi para quem?), o que dificulta a alocação dos resultados efetivos a clientes individuais. “Um bom CRM registra não somente o que o cliente fez (contatos, compras, reclamações, etc.), mas também o que a empresa fez junto a esse cliente. Infelizmente são poucas organizações que têm um sistema integrado de monitoramento estruturado para esse fim e uma cultura empresarial que valorize o feedback para as equipes de marketing e vendas. Isso gera o que definiu bem o fundador da Unilever no fim do século retrasado: ‘Eu tenho que gastar 100% do meu orçamento promocional, mesmo sabendo que os 50% não trarão qualquer resultado. Mas, como eu não sei qual dos 50% estão errados, gasto os 100%’”, comenta o professor. 

Então, a primeira dica é tentar incluir essas informações – que clientes receberam os brindes escolhido – no sistema de dados da empresa. A segunda é tentar medir os resultados das vendas nos períodos em que os brindes são distribuídos, procurando identificar uma melhora incomum.

A melhor maneira de fazer isso é testar em grupos de diferentes clientes: grupo A recebe brindes e grupo B não recebem os brindes. Ao fim do período, você conseguirá avaliar se o grupo que recebeu o brinde realmente comprou mais.

Gostou? Então entre em contato com o nosso departamento comercial e saiba mais sobre os nossos brindes promocionais. 

E-mail

comercial@basicoaroma.com.br - Whats App: (21) 98373-0124.

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