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5 datas comemorativas que mais vendem no e-commerce



Feriados e datas comemorativas sempre foram grandes aliados do comércio, seja em shoppings, lojas de rua, camelôs etc. Mas nos últimos anos outro setor tem sido fortemente impulsionado por datas especiais: o e-commerce.


De acordo com dados da Ebit Nielsen na pesquisa “Webshoppers”, referência em dados de e-commerce no Brasil, datas sazonais tiveram um alto crescimento em vendas online em 2020, representando 34% do faturamento dos negócios digitais.


Devido a esse crescimento, vendedores estão dando cada vez mais atenção

aos planejamentos de vendas para datas comemorativas. Estratégias têm sido pensadas com meses de antecedência, a fim de “arrebentar” nas vendas de produtos relacionados com cada ocasião.



Estratégias para vender mais no e-commerce


Existem diversos fatores que podem influenciar na decisão de compra do cliente, como preço, parcelamento, credibilidade da loja e da marca, presença estabelecida no mercado etc.


Mas, um dos mais importantes influenciadores tem sido o “frete grátis” de produtos. Ainda de acordo com a pesquisa citada, consumidores consideram o valor do frete ao comprarem um produto online. O levantamento ainda informa que o número de pedidos com frete grátis aumentou 41% em 2020.


Por isso é importante estar atento a pesquisas e dados relevantes sobre o comportamento do consumidor no digital e, a partir dos resultados, definir as melhores estratégias para cada tipo de negócio.


Veja na lista abaixo as cinco principais datas comemorativas para vender no e-commerce e quanto cada uma delas movimenta no período.



1 - Dia dos Namorados

  • Período: 25/05 a 12/06

  • Faturamento: R$ 4,1 bilhões

  • Ticket médio: R$ 449

  • Crescimento: 63%



2 - Black Friday


  • Período: 26/11 a 27/11

  • Faturamento: R$ 4 bilhões

  • Ticket médio: R$ 652

  • Crescimento: 16%


3 - Natal

  • Período: 15/11 a 24/06

  • Faturamento: R$ 3,7 bilhões

  • Ticket médio: R$ 462

  • Crescimento: 28%



4 - Dia das Mães


  • Período: 25/04 a 09/05

  • Faturamento: R$ 3,7 bilhões

  • Ticket médio: R$ 412

  • Crescimento: 64%



5 - Dia dos Pais


  • Período: 14/07 a 11/08

  • Faturamento: R$ 3,5 bilhões

  • Ticket médio: R$ 434

  • Crescimento: 37%


Marketing olfativo para e-commerce


Diversas pesquisas já afirmaram que pessoas compram por impulso, movidas por sentimentos e emoções quando estão em contato com o produto desejado. Nas vendas online, entretanto, o consumidor é mais racional na hora de tomar a decisão de compra.


Por isso, é importante ter um diferencial para ajudar a promover sensações e sentimentos únicos e agradáveis mesmo nas vendas online, onde não se pode ver o produto de perto. E o marketing olfativo pode te ajudar a promover uma boa experiência para o seu cliente. Sabe como?


Através da aromatização de um perfume na sua embalagem e/ou produto. Você aplica a sua fragrância escolhida e pode criar uma identidade olfativa da sua marca.

Assim, quando o cliente abrir o produto, irá se surpreender com um perfume aromatizador agradável e, inconscientemente, vai sempre se recordar da sua marca quando sentir um cheirinho parecido com o seu.


Quer saber mais sobre o marketing olfativo para e-commerce? Então entre em contato com uma consultora da Básico Aroma. Se preferir, envie sua dúvida através do nosso formulário.


Fonte: Mercado Pago





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