Feriados e datas comemorativas sempre foram grandes aliados do comércio, seja em shoppings, lojas de rua, camelôs etc. Mas nos últimos anos outro setor tem sido fortemente impulsionado por datas especiais: o e-commerce.
De acordo com dados da Ebit Nielsen na pesquisa “Webshoppers”, referência em dados de e-commerce no Brasil, datas sazonais tiveram um alto crescimento em vendas online em 2020, representando 34% do faturamento dos negócios digitais.
Devido a esse crescimento, vendedores estão dando cada vez mais atenção
aos planejamentos de vendas para datas comemorativas. Estratégias têm sido pensadas com meses de antecedência, a fim de “arrebentar” nas vendas de produtos relacionados com cada ocasião.
Estratégias para vender mais no e-commerce
Existem diversos fatores que podem influenciar na decisão de compra do cliente, como preço, parcelamento, credibilidade da loja e da marca, presença estabelecida no mercado etc.
Mas, um dos mais importantes influenciadores tem sido o “frete grátis” de produtos. Ainda de acordo com a pesquisa citada, consumidores consideram o valor do frete ao comprarem um produto online. O levantamento ainda informa que o número de pedidos com frete grátis aumentou 41% em 2020.
Por isso é importante estar atento a pesquisas e dados relevantes sobre o comportamento do consumidor no digital e, a partir dos resultados, definir as melhores estratégias para cada tipo de negócio.
Veja na lista abaixo as cinco principais datas comemorativas para vender no e-commerce e quanto cada uma delas movimenta no período.
1 - Dia dos Namorados
Período: 25/05 a 12/06
Faturamento: R$ 4,1 bilhões
Ticket médio: R$ 449
Crescimento: 63%
2 - Black Friday
Período: 26/11 a 27/11
Faturamento: R$ 4 bilhões
Ticket médio: R$ 652
Crescimento: 16%
3 - Natal
Período: 15/11 a 24/06
Faturamento: R$ 3,7 bilhões
Ticket médio: R$ 462
Crescimento: 28%
4 - Dia das Mães
Período: 25/04 a 09/05
Faturamento: R$ 3,7 bilhões
Ticket médio: R$ 412
Crescimento: 64%
5 - Dia dos Pais
Período: 14/07 a 11/08
Faturamento: R$ 3,5 bilhões
Ticket médio: R$ 434
Crescimento: 37%
Marketing olfativo para e-commerce
Diversas pesquisas já afirmaram que pessoas compram por impulso, movidas por sentimentos e emoções quando estão em contato com o produto desejado. Nas vendas online, entretanto, o consumidor é mais racional na hora de tomar a decisão de compra.
Por isso, é importante ter um diferencial para ajudar a promover sensações e sentimentos únicos e agradáveis mesmo nas vendas online, onde não se pode ver o produto de perto. E o marketing olfativo pode te ajudar a promover uma boa experiência para o seu cliente. Sabe como?
Através da aromatização de um perfume na sua embalagem e/ou produto. Você aplica a sua fragrância escolhida e pode criar uma identidade olfativa da sua marca.
Assim, quando o cliente abrir o produto, irá se surpreender com um perfume aromatizador agradável e, inconscientemente, vai sempre se recordar da sua marca quando sentir um cheirinho parecido com o seu.
Quer saber mais sobre o marketing olfativo para e-commerce? Então entre em contato com uma consultora da Básico Aroma. Se preferir, envie sua dúvida através do nosso formulário.
Fonte: Mercado Pago