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Marketing Olfativo, aliado para manter seu comércio de portas abertas

Atualizado: Jul 7

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, três em cada 10 MEIs não sobrevivem a cinco anos de atividades no Brasil. Confira algumas dicas e saiba como o Marketing Olfativo pode ser um grande aliado para manter seu comércio funcionando.





O cenário para atividades comerciais no Brasil ainda é preocupante em 2021. A pandemia causada pela COVID-19 gerou uma grave crise no faturamento de grandes empresas, que ainda sofrem reflexos de 2020, enquanto que as micro e as MEIs, em muitos casos, tiveram que recorrer a créditos para não declararem falência. E para quem não conseguiu uma linha de crédito não houve muitas alternativas que não fosse fechar as portas do seu comércio.


Na última segunda-feira (14/06), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou dados de uma pesquisa com resultados alarmantes: três em cada 10 MEIs fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil. Ao analisar a "falência" dos CNPJs por setor, o comércio lidera com 30,2% do total de casos.



Para "lutar" contra as dificuldades agravadas pelo Coronavírus, a Básico Aroma traz dicas para você manter o giro de capital no seu negócio e não ter que recorrer às escassas oportunidades de linha de crédito para pequenas empresas. Confira;



Empreenda por oportunidade, não por necessidade


A primeira dica vale tanto para quem já é empreendedor quanto para quem está planejando abrir seu próprio negócio. Seja movido por oportunidades de mercado, não apenas por necessidade de ter uma renda. Mas qual a diferença?


Quando você planeja um investimento, independente do tamanho, faz análise de mercado, de concorrentes, monta sua equipe e se qualifica para entrar "pra valer" no jogo. Mas quando você tem uma necessidade de renda, acaba pulando etapas cruciais para o mantimento do seu comércio ao longo do tempo.


Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, 42% dos entrevistados estavam desempregados até três meses antes de abrir suas empresas e 43% consideram que empreenderam por necessidade.



Seja criativo e use a internet para aumentar vendas


Se você é um MEI, ME ou empresa de pequeno porte e só vende seus produtos em pontos físicos, sinto muito em lhe dizer, mas há grandes chances de seu comércio fazer parte das próximas pesquisas de falências de CNPJs. Para que isso não aconteça, utilize sua criatividade, contrate um profissional para o digital (ou se qualifique e faça você mesmo) e tenha a possibilidade de aumentar suas vendas de forma exponencial, alcançando clientes de outras regiões e, assim, aumentando o faturamento do seu negócio.


O comércio eletrônico foi adotado por milhares de empreendedores varejistas aqui no Brasil, mesmo antes da pandemia. Com as medidas de isolamento social em 2020, adotadas para reduzir o contágio da COVID-19, comerciantes aumentaram sua presença no meio virtual. Com isso, o crescimento foi de 122% o que representa um faturamento de R$ 115,3 bilhões, segundo o site Folha Uol.




Marketing Olfativo: fidelize seus clientes através de memórias e significados


Conquistar novos clientes nesse cenário de crise sanitária e econômica provavelmente é a tarefa mais difícil para comerciantes, principalmente para aqueles que não trabalham com produtos considerados essenciais, como alimentos e medicamentos. Mas tão importante quanto conquistar novos clientes é não perder os atuais. Por isso, é importante pensar em estratégias para fidelizar o seu público.


A forma mais eficiente para conseguir essa fidelização é através da atribuição de valor e credibilidade à marca. E através do marketing olfativo você consegue atribuir significados ao seu produto e/ou serviço a partir da criação de uma memória olfativa para os seus clientes. Mas você sabe como funciona o Marketing Olfativo?


O Marketing Olfativo tem como principal objetivo transportar seus clientes para um novo universo sensorial e conceitual, gerando significados para a sua marca. Além disso, através dele é possível atingir o subconsciente dos consumidores de forma que seja possível inclusive influenciar o seu comportamento de compra.


Agora que você recebeu dicas valiosas de como manter seu comércio de portas abertas, coloque em prática todas as estratégias que sejam pertinentes ao seu negócio. Faça testes, analise dados e invista no marketing olfativo!


Fonte: g1.com
















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